Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2020

Aprender a pensar...

Imagem
  Se por vezes, no meio da azáfama, se torna mais fácil, fazermos, do que dar-lhes tempo para pensar e executar, sim,... pode-se dizer que sim.  Num momento a curto prazo conseguimos resolver a situação, menos uma tarefa...venha a próxima. Mas, e quando essa criança se tornar adulto?  A criança nasce com uma aptidão, a de adquirir aptidões e estas vão sendo adquiridas com sucesso, por imitação e de forma (in)consciente, e por aprendizagem de alguém que consideram o seu modelo.  Então porque não ensinar a pensar, porque que é tão impetuoso dar resposta sem tempo para pensar no que dizer ou fazer? Dê tempo... para aprender, para pensar!  Natália Correia  (Re)EDUCAR...Do meu ponto de vista! Área de anexos

A importância do jogo na matemática

Imagem
Vamos jogar?  A brincadeira faz parte da vida, é um meio de aprendizagem espontâneo e exercita hábitos inteletuais, físicos, sociais e morais. É um transmissor de conhecimento de forma (in)consciente e lúdica.  São vários e inúmeros os momentos em que a matemática está presente no nosso quotidiano e é tão simples lidar com ela que não se entende o porquê de tanta criança verbalizar "Não gosto de matemática!" (talvez (muito) por culpa do adulto).  Toda e qualquer informação se for transmitida de forma livre, sem complexos, tudo se torna mais fácil e assim a matemática não se torna num bicho de sete cabeças.  A Matemática é uma ciência de grande consideração para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo, sendo que a sua aprendizagem deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade da criança de formar e resolver problemas que contribuam para a compreensão, auxílio e intervenção no mundo que as rodeia.  O Educador tem um papel fundamental no desenvo...

Se tudo o que fizermos for para ontem…, o que acontece ao hoje e ao amanhã?

Imagem
Se continuarmos com a velocidade ao rubro, com pressa de chegar a lugar nenhum, sem nos permitirmos desfrutar do caminho, então o “aproveitar” deixa de existir e o “fazer” fica no passado.  O depressa está tão presente no dia a dia, que quando nos apercebemos já passou...  Crescemos depressa, brincamos depressa, trabalhamos depressa, comemos depressa, dormimos depressa, amamos depressa, conversamos depressa, fartamos depressa(...) fazemos tudo com a pressa indesejada que cada momento o exige.  Depressa não é sinónimo de longe.  Há várias formas de ir, cada um com a sua... Mas se tudo o que fizermos for para ontem, o que acontece ao hoje e ao amanhã?  Vamos dar uma oportunidade à calmaria, porque os primeiros passos são tão importantes.  Há tanta pressa para crescer..., mas depois percebemos, que a infância é um momento tão bonito na vida.  Natália Correia  (Re)EDUCAR.... Do meu ponto de vista!
Imagem
  "TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A TER UM LIVRO... escolher uma história e pedir para ouvi-la um número infinito de vezes" Natália Correia  (Re)EDUCAR... Do meu ponto de vista!
Imagem
  "TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A TER UMA VEZ NA VIDA A OPORTUNIDADE DE PODER VER E BRINCAR NA NEVE... bochechas vermelhas, pés molhados, mãos geladas e nariz encarnado e no fim um maravilhoso sorriso de felicidade" Natália Correia  (Re)EDUCAR... Do meu ponto de vista!