“QUERO IR PARA A CAMA”
Cá por casa...
É uma frase que se ouve do mais novo, quando a distração dos crescidos deixou passar um pouco mais da hora.
É verdade, a hora de deitar não tem de ser um pesadelo, mas tenho ouvido com frequência que: “cada vez é mais difícil deitá-la... , é tardíssimo e está cheia de energia e sem sono... , está com uns olhos super cansados mas não se quer deitar, se calhar já não devia dormir a sesta... “
Desculpem-me... Mas a criança até pode querer, mas quem tem a decisão final é o adulto.
Para uns pode ser mais fácil do que para outros, mas nada é impossível.
Cada família tem a sua rotina, as suas horas próprias, mas tem que haver regras definidas e permanentes, que estipulem o equilíbrio emocional e físico da criança. Mais do que importante é essencial uma (re)organização consciente do ambiente familiar.
Há dias que se podem tornar exceções, mas não se podem tornar a regra.
Cá por casa...
Não foi fácil, mas também não foi impossível.
Sabíamos o que queríamos e sabíamos que seria o melhor para a criança, para o seu desenvolvimento e para a saúde mental da família.
Começou cedo... Desde os 3 meses, sempre adormeceu na sua cama e no seu quarto, sempre nos teve quando precisou e sempre teve a regra que achamos que era necessária.
Dito assim.… parece frio, mas não o foi e não o é, nunca faltou a história, o agradecer, beijos sem fim, um abraço somado a muitos abraços e um amo-te seguido de um, até amanhã.
Um bom momento de sono ajuda a restabelecer vários sistemas e asseguram-se diversas funções essenciais ao crescimento, à regulação hormonal e a do sistema imunitário, ao desenvolvimento do sistema nervoso central e da capacidade cognitiva.
A aquisição de um padrão de sono adequado deve ser mais uma das aprendizagens das crianças como o aprender a andar ou a falar.
Definir regras e fazê-las cumprir é uma tarefa árdua para qualquer um.
Se é melhor, (não) sei... (mas) sei que funciona e é bom para todos.
Não deixe para amanhã o que pode começar hoje!
Cá por casa...
Usamos o ditado popular “bom sono e boa comida acrescentam à vida” ou “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” ![]()
(Re)EDUCAR.... Do meu ponto de vista?
Natália Correia

Comentários
Enviar um comentário