Socializar é tão importante na infância

"Posso tentar ir brincar com aquelas meninas?!"

Uma pergunta simples e banal, mas que requer muita coragem por parte de muitas crianças mais tímidas e envergonhadas.
Ela está bem, tem com quem brincar, mostra-se feliz..., mas, a sua curiosidade leva-a a tentar ir para além da sua zona de conforto e experimentar o outro como desconhecido e experimentar-se a si mesma enquanto pessoa.... Ótimo!
"Claro, que podes" uma resposta de que já estava à espera, mas que ao mesmo tempo queria que fosse contrária, mas dita em voz alta serve de confirmação de que o que queria fazer estava certo e tinha que ser feito.
Por vezes socializar revela-se um caminho de percalços, pensar demais faz com que coloque muitos "ses", principalmente nela... A frustração aparece pela falta de coragem de não ter ido mais além... Ter o devido cuidado de que passar a linha pode ter riscos, mas o seu pilar de confiança deu permissão e conforto.
Entretanto, este importante processo de socialização não ocorre de uma hora para outra. Ele acontece em pequenas fases, de acordo com o tempo e perfil da criança. Na infância, as crianças conseguem absorver muito bem as informações, o que faz com que elas compreendam facilmente a importância desse processo. Mas, é meritório enfatizar que a participação dos pais e dos educadores é essencial para que a integração decorra bem, dentro e fora de casa.
Ao socializar, a criança depara-se com diversas situações, envolvendo diferentes pessoas e experiências que contribuem para que cresça com uma visão mais ampla e tolerante do mundo.
Demorou... Observou durante algum tempo... Agarrou no balde e na pá... E pôs pés ao caminho...
De longe (mas de muito perto) vi de sorriso na cara e com a certeza de que mais uma etapa foi vencida e que serviu de âncora para tantas outras...
Amizades momentâneas, tardes de Verão recheadas de conchas novas, memórias que ficarão guardadas no balde de recordações junto à pá que levará sempre umas areias de coragem para lhe dar força no caminho.
É fundamental respeitar o tempo de cada um.
Socializar de forma fluida, sem compromisso, juntam-se e separam-se, vão e vêm...
Momentos passados à beira mar!


Natália Correia 

(Re)EDUCAR .... DO MEU PONTO DE VISTA!

Comentários