A viagem começou...




A viagem já começou, a partir do momento em que são desejados, a viagem começa na mente e nos sonhos daqueles que os querem tanto, ainda não são nada, mas já são tudo...

O primeiro degrau avizinha-se... o nascimento, momento este que é tão (re)pensado ao ínfimo pormenor, e depois nem sempre decorre como imaginámos(...) É a hora de chegada e a hora de partida - bem-vinda ao mundo!

O cordão é cortado, mas teima-se em prolongar esta ligação por mais um bocadinho, não queremos deixar ir, porque ainda agora chegas-te. És minha. És nossa.

Vários degraus se aproximam...

Começas a abrir os teus olhos amendoados à procura da luz, o teu nariz pequenino procura os cheiros que te guiarão nos próximos tempos e os teus lábios tão definidos ansiosos pela primeira sucção.

Os dias passam tão rápido e num instante, começas a subir os degraus da vida. Inicialmente com a nossa ajuda e aos pouquinhos deixamos-te ir sozinha.
Os primeiros choros, o levantar da cabeça, os primeiros sorrisos, as forças físicas no tronco, a procura do brinquedo, os primeiros dentes, o rastejar, os primeiros balbucios, o gatinhar, os primeiros alimentos para além do leite, o primeiro carinho, as primeiras gargalhadas, são os primeiros passos...
Aquele passo que dá lugar ao próximo.

Mais uns degraus pela frente...

A interação é cada vez mais crescente, a curiosidade cada vez maior e a procura do conhecimento dá-se a passos largos.
O primeiro aniversário já lá vai, e agora depois de tantas aventuras, já se festejaram alguns anos da tua tão curta e longa vida (...)

Ainda faltam subir tantos degraus...

Cada um com (a)certeza de que haverá muito mais a descobrir, muito mais a (re)aprender, com dificuldades e contrariedades, mas com vontade acompanhado de desejo da conquista.

Mas os degraus não servem apenas para subir, mas também para descer sempre que seja necessário, e engane-se quem ache que seja mais fácil.

Porque o caminho faz-se em diversas direções.


Natália Correia 

(Re)EDUCAR…. Do meu ponto de vista!

Comentários