Momentos em Si mesmo


Nem sempre a sala cheia de crianças que transbordam energia é sinónimo de alvoroço , pois também existem momentos tranquilos que nos levam a relaxar e acalmar aqueles corpos agitados e com a ajuda do pensamento levamos o momento para onde quero e eles o permitem, desde que haja imaginação e isso não falta.
A sala, que se torna numa multifunções, dá-nos espaço para que se use o chão como cama, baixam-se os estores e escurecesse o espaço, coloca-se uma música de fundo, fecham os olhos, acomodam-se e deixam-se ir.
Começo com uma voz serena e suave o "Era uma vez(...) uma semente que se acomodou num lugar especial debaixo da terra, junto à maior e mais bonita árvore do jardim. Essa sementinha num instante começou a querer descobrir o que estaria para além da terra e começou a brotar . Espreitou, germinou (...). "
E assim a história continua e cada um se transforma em sementinha, uma semente que cresce, e que no final cada um se torna na planta que mais gosta.
São tantos os momentos que podem ser usados como estratégia para trabalhar a imaginação da criança contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e interpessoal.
Momentos apaziguadores do corpo e agitadores da mente com palavras, conteúdos, informação rica e vasta de aprendizagem.
Dando asas à imaginação e à capacidade criativa podemos viajar sem sair do lugar, conhecer lugares diferentes e mundos distantes.
Porque a sua mente é uma caixinha de surpresas.
Este é mais um momento único e tão bem recebido por todos eles.


Natália Correia 

(Re)EDUCAR... Do meu ponto de vista!

Comentários